Como descobrir empresas que contratam estrangeiros em Toronto, Canadá

Anne Glienke
3 min readJan 15, 2023

Existem diversos caminhos para conseguir permissão de trabalho em Toronto, no Canadá. Na área de tecnologia, acredito que os mais conhecidos sejam o Express Entry — FSW (Federal Skilled Worker), o OINP (Ontario Immigrant Nominee Program), e o GTS (Global Talent Stream). O GTS é, em geral, uma forma de entrada mais rápida e menos complexa que as demais, e é nele que eu vou focar aqui. A dica que eu vou dar vale pra todo o Canadá, não só pra Toronto/GTA. No entanto, Toronto é um dos lugares mais difíceis por onde entrar. Se você só quer ir pra qualquer lugar do Canadá, talvez valha a pena checar também os programas de cada região. Pesquise pelo PNP (Provincial Nominee Program) de cada província.

No GTS, uma das exigências para a obtenção do visto de trabalho é que o empregador submeta um LMIA (Labour Market Impact Assessment) ao governo canadense. O LMIA é uma espécie de pedido de autorização para contratação de estrangeiros. Se o governo entender que não existe nenhum cidadão ou residente canadense capaz de suprir aquela demanda, a resposta é positiva. Com essa autorização e uma oferta de trabalho válida, é possível iniciar a aplicação para permissão de trabalho através do GTS.

Dado o contexto, vamos pra dica.

Roberto Machado Noa | Getty Images

Disclaimer: eu não tenho o caminho das pedras pra conseguir trabalho com visa sponsorship em Toronto. Se tivesse, tava lá. Mas essa dica me ajudou a conseguir algumas entrevistas e acho que talvez tivesse sido a que me concederia um visto mais rápido se eu tivesse investido consistentemente na ideia de ir pro Canadá.

A grande maioria dos brasileiros que conheço que conseguiram ir pra lá foram pela VanHack (que levou muitos devs mas não tem ainda muitas oportunidades em Dados); ou entraram em alguma big tech; ou conseguiram transferência dentro da empresa pra qual já trabalhavam.

Alguns sites de busca de emprego no exterior permitem que você filtre empresas que ofereçam o sonhado visa sponsorship, mas nem sempre esse filtro funciona bem e nem toda empresa anuncia vagas dessa forma. Algumas publicam apenas em seus próprios sites, ou montam bancos de currículos pra quando abrirem vagas. Outras deixam você se cadastrar para receber vagas do seu interesse diretamente no seu e-mail.

Uma forma que encontrei para estar em contato direto com todas as empresas que poderiam ser interessantes pra mim foi descobrindo quem já tinha tido sucesso em obter um LMIA positivo no passado.

Por sorte, é mais fácil do que parece! O governo do Canadá disponibiliza listas com essas empresas a cada quarter. As listas vêm em formato XLSX, então dá pra jogar no Google Sheets e filtrar segundo o seu perfil. O que eu fiz quando estava procurando foi me cadastrar nos sites das empresas, pesquisar posições abertas e aplicar para as vagas. Também procurei gestores e colegas de profissão dessas empresas no LinkedIn, me apresentei e pedi pra conectar. Assim fica mais fácil saber das novidades.

Vale lembrar que o fato de essas empresas terem conseguido aprovação do LMIA no passado não significa, necessariamente, que elas vão poder pular essa etapa para te contratar. Só significa que elas já passaram pelo processo, sabem como fazer e talvez estejam dispostas a fazer de novo.

Recentemente, descobri também o lmia.work. É uma interface amigável pra fazer essa pesquisa. Não sei dizer se está acurada e atualizada, mas vale uma olhada. Pra fazer a busca, você vai precisar descobrir qual é o NOC (National Occupational Classification) relativo ao seu cargo.

Espero que essa dica te ajude a investir seu tempo em caminhos que podem ser mais certeiros para conseguir um emprego em Toronto e região. Boa sorte!

(Se alguma informação tiver errada ou incompleta, me avisa que eu arrumo/completo.)

--

--