Como enriquecer dados de prospects de graça (B2B)

Anne Glienke
2 min readApr 22, 2021

--

Quando eu comecei a trabalhar com inteligência comercial e performance, há alguns anos, um dos meus principais desafios era conseguir dados ricos de prospects para implantar um processo de prospecção ativa na empresa em que eu trabalhava.

Com um orçamento bastante restrito, comprar listas não era uma opção e todas as alternativas que eu encontrava eram muito caras ou muito complexas.

Por sorte, conheci pessoas sensacionais que me indicaram o caminho que vou compartilhar agora, sem mais enrolação.

Foto: Freepik

Muita gente não sabe mas a Receita Federal, o SINTEGRA e as Prefeituras disponibilizam muitos dados abertos de contribuintes PJ.

Pelo site da Receita é possível encontrar dados como CNPJ, razão social, CNAE, telefone, endereço, cidade, capital social, QSA, etc. Os arquivos vêm completos mas são pesados e é preciso baixar tudo para filtrar depois.

No site do SINTEGRA estão disponíveis dados de contribuintes do ICMS (produto). Aqui os dados são mais enxutos e, na minha opinião, ideais pra fazer uma triagem do que realmente interessa. Quem trabalha mais com varejo, por exemplo, consegue escolher determinados CNAEs, fazer uma limpeza e enriquecer essa base posteriormente (já explico como).

Já os sites das Prefeituras disponibilizam dados de contribuintes do ISS (serviço) e os dados são um pouco mais difíceis de encontrar (precisa fuçar cada site e às vezes é trabalhoso). Eu já baixei de algumas Prefeituras e encontrei coisas como CNPJ, razão social, nome fantasia, CNAE.

Quem prefere as alternativas mais enxutas e quer enriquecer estes dados com todos os dados disponíveis na Receita Federal pode fazer isso por meio da API da Receita WS. Neste link dá pra ver tudo que pode ser requisitado.

Para quem é de marketing/comercial e não faz a menor ideia do que é uma API, vou deixar meu script disponível (não julguem, não sou programadora, é só pra dar pro gasto mesmo) e fico à disposição para explicar como usar, em caso de dúvidas (é bem simples).

Por fim, se esse artigo foi útil pra você, compartilha com mais gente, vamos crescer juntos! Se você tem alguma dúvida, crítica, correção, complemento, contribuição pra fazer, fica à vontade para comentar ou mandar uma mensagem. Sua opinião é muito bem-vinda!

Escrito em 11/2019

--

--